Deslocações

Deslocações

Aveiro - Porto

Daquilo que encontrei no site da CP, não existem limitações ao transporte de bicicletas nos comboios urbanos e regionais, se bem que devem ser cumpridas algumas condições de transporte.

O primeiro carimbo que devemos colocar é o do inicio da viagem para isso devemos deslocarnos à Sé do Porto. Ponto de partida para a nossa viagem.

Segundo o site da sé do porto, o horário de funcionamento é o seguinte:
Horários
Igreja
  • Horário de Verão:           Das 09:00h-12:30h e das 14:30h -19:00h
  • Horário de Inverno:         Das 09:00h-12:30h e das 14:30h -18:00h
  • Dia de encerramento:     Natal e Páscoa (tarde)
Devemos estar na Sé logo à 09:00, para iniciarmos a viagem sem grandes atrasos.

Os horários dos comboios urbanos Aveiro - Porto são os seguintes:


Saindo às 07:39 de Aveiro, chegamos às 8:32 à estação General Torres (daquilo que estive a ver é a estação mais perto da Sé, se não considerarmos São Bento).

Ficamos assim com aproximadamente 28 minutos para percorrer os 1,2 Km que separam a estação da Sé. Esta distância foi dada pelo google maps para o trajeto a pé entre a estação e a Sé, o que pode significar alguns sentidos proibidos que tenham que ser feitos à mão, mas sempre é melhor do que os 2,7 Km de carro. :)



Apartir daqui é por o primeiro carimbo e dar inicio à viagem.

Santiago - Aveiro

Esta será sem dúvida uma das maiores dificuldades que vamos ter:

COMO VAMOS REGRESSAR.

Ainda não está tomada nenhuma decisão relativamente a como o regresso vai ser efetuado e é um ponto que não podemos descuidar e temos que fechar o mais depressa possível.

Já vi relatos de pessoas que fizeram a viagem de regresso de comboio sem problemas e outros que tiveram problemas, não tendo sido autorizados a regressar no comboio. Parece-me por isso que não é uma hipótese a considerar. A meu ver das soluções que apresento em baixo, uma será a solução para regresso:
  • Familiares que se deslocarem a Santiago tem lugares suficientes para as bicicletas (neste momento 8, o que significa pelo menos 3 carros). 
  • Conseguimos arranjar algum voluntário que nos acompanhe como carro de apoio, e para tal alugamos uma carrinha para o fim de semana.
  • Conseguimos arranjar algum voluntário que nos vá buscar a Santiago e alugamos uma carrinha para o transporte das bicicletas
  • Contratamos uma empresa de transporte para que nos vá buscar a Santiago no dia 12.
As 3 primeiras soluções poderão sempre significar que algumas pessoas poderão ter que retornar de comboio/autocarro, uma vez que poderá não haver lugares para todos.
A ultima solução, foi a solução de um bicigrino que não me pareceu completamente descabida, e neste caso teríamos que considerar o numero de pessoas e bicicletas para sabermos a dimensão do transporte.

Este ponto é fundamental e deveríamos estar já a falar sobre o mesmo.

1 comentário:

  1. As minhas tentativas para arranjar carro de apoio ou uma carrinha emprestada de malta conhecida foram infrutíferas. :(
    Como tal alugar uma carrinha parece-me bem, quanto à hipótese de vir de comboio a mim serve-me perfeitamente, até vinha logo naquele que sai da manhãzinha. :)

    ResponderEliminar